Democracia à brasileira pelas lentes da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: do golpe de 2016 ao cenário pandêmico de 2020
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.32Palavras-chave:
Democracia, Educação, PesquisaResumo
O artigo parte do cenário social hodierno marcado pela ascensão de governos de extrema direita com caráter populista e autoritário e suas agendas conservadoras para a educação. Retraça os processos de recentes rupturas democráticas no Brasil que possibilitaram a eleição de Bolsonaro e a consolidação de uma agenda política marcada, entre outros elementos, pelas contranarrativas históricas e pelo combate à ciência. A partir de uma perspectiva bourdieusiana, tomamos à análise os Boletins da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2016 a 2020, com o objetivo de compreender os posicionamentos e as lutas travadas por uma entidade que atua decisivamente no ensino de pós-graduação e na pesquisa em Educação há quatro décadas nesta conjuntura em que o papel das Ciências Humanas é interpelado.
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