Democracia à brasileira pelas lentes da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: do golpe de 2016 ao cenário pandêmico de 2020
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.32Keywords:
Democracia, Educação, PesquisaAbstract
O artigo parte do cenário social hodierno marcado pela ascensão de governos de extrema direita com caráter populista e autoritário e suas agendas conservadoras para a educação. Retraça os processos de recentes rupturas democráticas no Brasil que possibilitaram a eleição de Bolsonaro e a consolidação de uma agenda política marcada, entre outros elementos, pelas contranarrativas históricas e pelo combate à ciência. A partir de uma perspectiva bourdieusiana, tomamos à análise os Boletins da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2016 a 2020, com o objetivo de compreender os posicionamentos e as lutas travadas por uma entidade que atua decisivamente no ensino de pós-graduação e na pesquisa em Educação há quatro décadas nesta conjuntura em que o papel das Ciências Humanas é interpelado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.