Interdisciplinaridade na formação inicial de professores partindo da(s) experiência(s) portuguesa(s)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.19Palavras-chave:
Formação de professores;, Abordagem interdisciplinar;, Educação em CiênciasResumo
Este trabalho pretende abordar e contribuir para a compreensão do papel desempenhado pela interdisciplinaridade na formação inicial de professores, tomando como ponto de partida a(s) experiência(s) portuguesa(s) e buscando uma compreensão para as dificuldades que se verificam na sua implementação. Para tal, parte-se da análise dos normativos da formação de professores e dos quadros teóricos relativos ao conceito de interdisciplinaridade em direção à análise das tentativas de reorganização disciplinar, em particular no que respeita à Educação em Ciências. Finaliza-se com perspetivas futuras em torno da urgência de uma ecologia integral na formação de professores através da análise da influência do paradigma tecnocrático que dificulta a concretização de uma perspetiva interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.