Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências Naturais: o caso da Faculdade UNB Planaltina
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.23Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Licenciatura em Ciências Naturais, Formação docente, Ensino de CiênciasResumo
A Ciências Naturais é uma área que integra diferentes saberes e a formação do professor que irá atuar com essa disciplina requer um curso que proporcione uma abordagem interdisciplinar. Portanto, o objetivo desse artigo foi compreender como uma licenciatura em Ciências Naturais tem buscado desenvolver um ensino interdisciplinaridade. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que resultou na elaboração de três categorias. Os resultados evidenciaram que o curso tem provido contextos de ensino interdisciplinar desenvolvidos a partida atuação individual ou conjunta de docentes e que esses professores possuem diferentes concepções sobre a esse tema. Do ponto de vista do lócus de atuação, as atividades interdisciplinares são desenvolvidas em projetos de ensino, extensão e institucionais de fomento à docência. Também foi observado que os docentes desse curso têm uma preocupação em proporcionar a essa licenciatura um perfil interdisciplinar.
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