Linguagem Multimodal e Códigos de Legitimação: para uma nova didática da filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.15

Palavras-chave:

ensino, multimodalidade; códigos de legitimação; didático.

Resumo

Este ensaio faz parte da reflexão inicial sobre o desenvolvimento da tese de doutorado em educação; um processo formativo que tem permitido promover outras perspetivas para a atividade docente em sala de aula. Nesse sentido, e reconhecendo a complexidade da filosofia como disciplina acadêmica de nível universitário, foi possível identificar duas vertentes teórico-metodológicas a partir das quais se espera contribuir para a formação de professores nessa área do conhecimento. Dessa forma, o conteúdo deste escrito tenta dar conta, por um lado, das diferentes arestas reflexivas que se desdobram ao longo da consolidação de ambas as teorias; perspectivas de longo alcance e que se mantêm vigentes e, em segundo lugar, mostram os caminhos de desenvolvimento que se defendem, tendo em conta os interesses perseguidos em torno da compreensão do que acontece em termos explicativos dentro da sala de aula. Esta aposta evidencia discussões a respeito do que se poderia chamar de uma nova didática da filosofia, por meio do encontro com autores como Kress (2013); Maton (2014), entre outros.

Biografia do Autor

Verónica Dávila Manrique, Universidad de Caldas

Graduado em Filosofia e Letras, Mestre em Educação pela Universidade de Caldas. Especialista em Gestão Educacional, Universidad Católica de Manizales. Atualmente é aluno do Doutoramento em Educação da Universidade de Caldas. Professora ocasional a tempo inteiro, adstrita ao Departamento de Estudos Educacionais da Universidade de Caldas e Coordenadora da Prática Pedagógica da Licenciatura em Filosofia e Letras. Autor do livro Multimodalidade: múltiplas linguagens no ensino das ciências, publicado pela Editorial Universidad de Caldas, e do artigo: uma filosofia que lança as bases para abrir o caminho da paz, no International Journal of Social Sciences.

Óscar Eugenio Tamayo Alzate, Universidad de Caldas

Licenciado em Biologia e Química pela Universidade de Caldas. Mestre e Doutor em Didática das Ciências Experimentais pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestre em Desenvolvimento Educacional e Social pela Universidade Pedagógica Nacional. Pós-doutorado em Narrativa e Ciência pela Universidade Santo Tomas - Universidade Nacional de Córdoba. Autor de um número significativo de publicações, incluindo livros, capítulos de livros e um número significativo de artigos resultantes de pesquisas realizadas em sala de aula. Todas essas publicações podem ser verificadas em CvLac e ORCID.

Publicado

2022-07-24

Edição

Seção

Artigos