Dimensões éticas e metodológicas de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola: reflexões, tensões e perspectivas investigativas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.10Palavras-chave:
ética, pesquisa com crianças, educação infantilResumo
A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o presente artigo tem como objetivo discutir as dimensões éticas e metodológicas de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola. Metodologicamente, a materialidade investigativa é constituída das discussões éticas emergentes de um estudo a respeito da produção de narrativas orais, em contextos de mediação, por um grupo de crianças de cinco anos de idade. Mediante a análise das reflexões presentes no diário de campo da pesquisadora, decorrentes do desenvolvimento da investigação, foram definidas duas unidades: a) ética, presença e escuta do adulto: o exercício de estar com as crianças; e b) a participação das crianças na pesquisa: os meandros das discussões metodológicas. A partir das análises, é possível inferir que, em uma pesquisa com (e sobre) crianças, a ética precede as escolhas metodológicas. Ademais, destaca-se a relevância da escuta, da reflexividade e da alteridade do pesquisador nas investigações com crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.