Escolarização em instituições especializadas em educação especial e/ou escolas de educação especial: Revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.38Palavras-chave:
educação especial, escolarização, instituições especializadas em educação especial.Resumo
Buscou-se mapear e apresentar como as pesquisas nacionais discutem a escolarização dos alunos matriculados em instituições especializadas em educação especial e/ou escolas de educação especial. Utilizou-se da Revisão Sistemática da Literatura. Identificou-se que a escolarização nestas instituições se limita aos anos iniciais do ensino fundamental, o trabalho pedagógico centra-se no ensino individualizado partindo de atividades lúdicas e concretas e pouca relação com o conteúdo científico. Em tempos de inclusão tais instituições ainda se configuram como um espaço necessário na opinião de pais e professores, não como espaço que promova a escolarização e progressão acadêmica, mas como espaço de acolhimento, afetividade, cuidados, atividades lúdicas, entre outros. Tal constatação emerge discussão acerca de tais instituições que se propõe legalmente como um espaço educacional, porém denotam não cumprir efetivamente com sua função no que se refere à escolarização.
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