Escolarização em instituições especializadas em educação especial e/ou escolas de educação especial: Revisão sistemática da literatura

Autores

  • Tiarles Mirlei Piaia Universidade Federal de São Carlos -UFSCar
  • Rosimeire Maria Orlando Ufscar, Departamento de Psicologia
  • Josivan João Monteiro Raiol Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.38

Palavras-chave:

educação especial, escolarização, instituições especializadas em educação especial.

Resumo

Buscou-se mapear e apresentar como as pesquisas nacionais discutem a escolarização dos alunos matriculados em instituições especializadas em educação especial e/ou escolas de educação especial. Utilizou-se da Revisão Sistemática da Literatura. Identificou-se que a escolarização nestas instituições se limita aos anos iniciais do ensino fundamental, o trabalho pedagógico centra-se no ensino individualizado partindo de atividades lúdicas e concretas e pouca relação com o conteúdo científico. Em tempos de inclusão tais instituições ainda se configuram como um espaço necessário na opinião de pais e professores, não como espaço que promova a escolarização e progressão acadêmica, mas como espaço de acolhimento, afetividade, cuidados, atividades lúdicas, entre outros. Tal constatação emerge discussão acerca de tais instituições que se propõe legalmente como um espaço educacional, porém denotam não cumprir efetivamente com sua função no que se refere à escolarização.

 

Biografia do Autor

Tiarles Mirlei Piaia, Universidade Federal de São Carlos -UFSCar

Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia, da Universidade Federal de São Carlos.

Rosimeire Maria Orlando, Ufscar, Departamento de Psicologia

Doutorado em Educação, UNESP/Araraquara. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da UFSCAR/ São Carlos. 

Josivan João Monteiro Raiol, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Pará. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Artigos