O processo de desenvolvimento na formação profissional docente.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.39

Palavras-chave:

Desenvolvimento, formação continuada, formação docente, desenvolvimento humano.

Resumo

O artigo objetiva refletir como o processo de formação (inicial e continuada) para o exercício da profissão docente pode ser promotor de desenvolvimento. Dessen e Bisinoto (2014), Mitjáns Martínez e González Rey (2017) e Libâneo (1985; 2011)  ajudam a estabelecer possível diálogo entre Ciência do Desenvolvimento, a dimensão subjetiva do desenvolvimento humano e contexto de formação como lócus viável  a esse processo. Ancora-se à metodologia qualitativa, por meio da análise de três casos de cursos de formação em que cada pesquisadoras-autora atuou, dando destaque as informações-chave que ajudam à compreensão do objetivo em questão. A principal percepção mostra que a formação docente, para que se constitua como promotor de situações de mudanças (subjetivas) que possam abrir vias ao desenvolvimento dos professores, requer que suas bases se ancorem na teoria e prática como dimensões interconectadas, inseparáveis e recursivas.

Biografia do Autor

GEANE DE JESUS SILVA, universidade de Brasília

Professora da Secretaria de Educação do DF. Licenciada em Pedagogia (UESB-BA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Processos de desenvolvimento humano e Saúde - UnB (2014) Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB - Brasília.

Maristela Rossato, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).Doutora-Professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.

Stela Martins Teles, Universidade de Brasília

Professora do Instituto Federal de Educação de Brasília. Licenciada em Pedagogia (UnB). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Processos de desenvolvimento humano e Saúde - UnB (2010) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar-Instituto de Psicologia Universidade de Brasília - UnB - Brasília.

Allana Resende Pimentel Calaça

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília (2010). Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Universidade de Brasília - UnB - Brasília.  Enfermeira  docente da escola profissional técnica em saúde da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Artigos