Ensino Superior: aprendizagem por meio de desenvolvimento de soluções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.08

Palavras-chave:

Hackathon, Maratona, Gestão da aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa trata da gestão da aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) considerando as novas metodologias de ensino. Objetivamos verificar como a estratégia de ensino Hackathon, interfere na gestão da aprendizagem em uma instituição de ensino superior. Para compor o referencial teórico utilizamos e pesquisados dos últimos 5 anos e autores clássicos como Chiavenato (2007), Dornelas (2016) e Nóvoa (2019). Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa com estudo de caso único de uma IES a partir de dados públicos e análise documental com uma entrevistas semi-estruturada. Os resultados mostram o empreendedorismo universitário na tensão de riscos resultantes da inovação que integra a tríplice hélice. Então, a gestão da aprendizagem com metodologia ativa proporciona sentido para o estudante empreendedor, especialmente quanto à solução de problemas reais.  

Biografia do Autor

Louise da de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Charlene Bitencourt Soster Luz , Universidade La Salle

Doutoranda em Educação (bolsista  CAPES/PROSUP) e Mestra em Educação na Universidade La Salle. Professora de Administração, Logística e Recursos Humanos.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos