Multiletramentos e educação on-line na formação de professores: uma experiência com podcasts
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.11Resumo
O podcast se caracteriza como um conjunto de arquivos do tipo fonográfico, publicado em mídia digital, em variados gêneros e formatos que podem estimular diferentes competências e habilidades associadas ao processo formativo. Dito isto, o artigo em tela objetiva discutir como a produção de podcasts pode contribuir para a formação de professores e para o desenvolvimento de multiletramentos na Educação On-line. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e experimental; tendo como aporte teórico Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Rojo e Almeida (2012) e Santos (2009) e demais autores. Constatou-se que, entre as principais conclusões obtidas, é possível apontar que não basta apenas instrumentalizar a sala de aula com o que há de mais recente em recursos multimídia e tecnologias digitais; sem um processo de formação de professores adequado. Ou que capacite os docentes para produzir espaços-tempo de aprendizagens que possibilitem aprendizagem ativa, ética e reflexiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.