Multiletramentos e educação on-line na formação de professores: uma experiência com podcasts
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.11Abstract
O podcast se caracteriza como um conjunto de arquivos do tipo fonográfico, publicado em mídia digital, em variados gêneros e formatos que podem estimular diferentes competências e habilidades associadas ao processo formativo. Dito isto, o artigo em tela objetiva discutir como a produção de podcasts pode contribuir para a formação de professores e para o desenvolvimento de multiletramentos na Educação On-line. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e experimental; tendo como aporte teórico Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Rojo e Almeida (2012) e Santos (2009) e demais autores. Constatou-se que, entre as principais conclusões obtidas, é possível apontar que não basta apenas instrumentalizar a sala de aula com o que há de mais recente em recursos multimídia e tecnologias digitais; sem um processo de formação de professores adequado. Ou que capacite os docentes para produzir espaços-tempo de aprendizagens que possibilitem aprendizagem ativa, ética e reflexiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.