Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26Palavras-chave:
Pandemia, Trabalho docente, Ensino remotoResumo
O objetivo do estudo foi analisar a produção disponibilizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior acerca do trabalho docente durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19 no Brasil. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, cujos resultados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Selecionaram-se 16 produtos, dos quais emergiram duas categorias temáticas: precarização do trabalho docente e ensino remoto emergencial. Constatou-se que: a precarização do trabalho docente está potencializada pela pandemia; a maioria dos professores não é capacitada para o ensino remoto emergencial; muitos alunos sofrem exclusão digital, aumentando ainda mais as desigualdades sociais e os desafios para os docentes. Concluiu-se que as repercussões da pandemia sobre o trabalho docente estão relacionadas à mitigação dos direitos trabalhistas e à exaustão física e emocional dos docentes para cumprir as novas demandas de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.