Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26

Palavras-chave:

Pandemia, Trabalho docente, Ensino remoto

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a produção disponibilizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior acerca do trabalho docente durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19 no Brasil. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, cujos resultados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Selecionaram-se 16 produtos, dos quais emergiram duas categorias temáticas: precarização do trabalho docente e ensino remoto emergencial. Constatou-se que: a precarização do trabalho docente está potencializada pela pandemia; a maioria dos professores não é capacitada para o ensino remoto emergencial; muitos alunos sofrem exclusão digital, aumentando ainda mais as desigualdades sociais e os desafios para os docentes. Concluiu-se que as repercussões da pandemia sobre o trabalho docente estão relacionadas à mitigação dos direitos trabalhistas e à exaustão física e emocional dos docentes para cumprir as novas demandas de trabalho.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

 

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" HISTEDBR/GT-PB.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos