Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino técnico: modelo adotado pelo Senac em Divinópolis (MG)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.16Resumo
Este artigo teve como objetivo geral analisar como as metodologias ativas de aprendizagem (MAA) têm sido percebidas como contributivas para a formação dos alunos. Realizou-se estudo de caso descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo, no SENAC Divinópolis-MG, via documentos técnicos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com docentes e questionários estruturados com discentes. Utilizou-se análise quantitativa via estatística descritiva básica, e qualitativa pela análise de conteúdo. O estudo evidencia alinhamento entre a proposta do MPS e o desenvolvimento dos discentes e docentes, e as MAA como diferencial na construção das suas marcas formativas. Destaque para as metodologias de 'Aprendizagem por Jogos' e 'Estudo de Caso'. Contribui para a academia ampliando estudos sobre MAA e para a gestão das instituições de ensino brasileiras. Demonstra a importância do SENAC como instituição referência em educação técnica e do Sistema S para o desenvolvimento do país.Downloads
Publicado
2021-07-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.