Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino técnico: modelo adotado pelo Senac em Divinópolis (MG)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.16Abstract
Este artigo teve como objetivo geral analisar como as metodologias ativas de aprendizagem (MAA) têm sido percebidas como contributivas para a formação dos alunos. Realizou-se estudo de caso descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo, no SENAC Divinópolis-MG, via documentos técnicos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com docentes e questionários estruturados com discentes. Utilizou-se análise quantitativa via estatística descritiva básica, e qualitativa pela análise de conteúdo. O estudo evidencia alinhamento entre a proposta do MPS e o desenvolvimento dos discentes e docentes, e as MAA como diferencial na construção das suas marcas formativas. Destaque para as metodologias de 'Aprendizagem por Jogos' e 'Estudo de Caso'. Contribui para a academia ampliando estudos sobre MAA e para a gestão das instituições de ensino brasileiras. Demonstra a importância do SENAC como instituição referência em educação técnica e do Sistema S para o desenvolvimento do país.Downloads
Published
2021-07-09
Issue
Section
Articles
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.