Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas ao ensino técnico: modelo adotado pelo Senac em Divinópolis (MG)

Authors

  • Marcelo Agenor Espíndola Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Nova Serrana
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.16

Abstract

Este artigo teve como objetivo geral analisar como as metodologias ativas de aprendizagem (MAA) têm sido percebidas como contributivas para a formação dos alunos. Realizou-se estudo de caso descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo, no SENAC Divinópolis-MG, via documentos técnicos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com docentes e questionários estruturados com discentes. Utilizou-se análise quantitativa via estatística descritiva básica, e qualitativa pela análise de conteúdo. O estudo evidencia alinhamento entre a proposta do MPS e o desenvolvimento dos discentes e docentes, e as MAA como diferencial na construção das suas marcas formativas. Destaque para as metodologias de 'Aprendizagem por Jogos' e 'Estudo de Caso'. Contribui para a academia ampliando estudos sobre MAA e para a gestão das instituições de ensino brasileiras. Demonstra a importância do SENAC como instituição referência em educação técnica e do Sistema S para o desenvolvimento do país.

Author Biographies

Marcelo Agenor Espíndola, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Nova Serrana

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração pela FACED (Bacharel e Licenciado). Atua como docente no Centro Universitário Una de Divinópolis com disciplinas direcionadas para o curso de MBA em Controladoria e Auditoria, Faculdade de Nova Serrana - FANS com experiência nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas, Carreira e Liderança organizacional e Senac Minas com experiência nas áreas administrativas, finanças, planejamento de produção, gestão estratégica de pessoas e gestão de competências. Na instituição Senac Minas leciona nos cursos de aprendizagem comercial, técnico e formação inicial continuada.

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais Centro Universitário UNA

Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG e Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA.

Published

2021-07-09

Issue

Section

Articles