Sobre a Revista
Foco e Escopo
Educação Unisinos dá continuidade à Revista Estudos Leopoldenses – Série Educação, fundada em 1997.
Educação Unisinos tem como objetivo divulgar e colaborar na qualificação da produção científica da área educacional, em nível nacional e internacional. Publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas de pesquisadores do país e do exterior. Seu público-alvo são professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores do campo da Educação.
A Revista compromete-se com a difusão da produção científica das ciências humanas, com ênfase na área de Educação, em especial nas subáreas: História da Educação, Filosofia da Educação, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação Educacional, Formação de Professores, Currículo, Práticas Pedagógicas, Educação em espaços não-escolares e Cultura Digital.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à Revista Educação Unisinos são previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que não estiverem em consonância com os critérios editoriais da Revista serão arquivados e os demais serão apreciados de acordo com as normas do periódico. Os avaliadores não terão conhecimento do nome e da filiação institucional do autor e vice-versa.
ETAPAS DE AVALIAÇÃO:
Primeira etapa: avaliação preliminar pela Comissão Editorial. O artigo é avaliado pela Comissão Editorial, que verifica sua adequação aos critérios editoriais da Revista (ver condições para submissão). Artigos aprovados nessa fase seguem para a etapa seguinte.
Segunda etapa: avaliação às cegas por pares. O artigo é avaliado por dois especialistas da área temática (membros do Comitê Científico ou consultores ad hoc) que pertencem a diferentes instituições, estados e/ou países. Cada avaliador emite parecer, com base nas seguintes categorias: aceitar; correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; enviar para outra revista; rejeitar; ver comentários. Havendo divergência de opiniões, é solicitado um terceiro parecer.
Terceira etapa: avaliação-síntese dos pareceres. A Comissão Editorial realiza a síntese dos pareceres emitidos, enviando-os para o(s) autor(es). Artigos aprovados sem reformulações são encaminhados para a quinta etapa. Se o resultado da segunda etapa condicionar a aprovação a um processo de reformulações, a Comissão Editorial solicita ao(s) autor(es) as correções necessárias no prazo máximo de quinze dias.
Quarta etapa: avaliação final dos artigos reformulados. A Comissão Editorial verifica a adequação do trabalho às solicitações, pronunciando-se por sua aceitação ou rejeição.
Quinta etapa: O texto passa pela editoração, revisão final dos autores e então é encaminhado para publicação on line.
Periodicidade
Publicação contínua
Política de Acesso Livre
A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar ao público o conhecimento científico, gratuitamente, favorece sua democratização
Histórico do periódico
Educação Unisinos dá continuidades à Revista Estudos-Leopolodenses - Série Educação, fundada em 1997.
Visando atender ao crescente número de submissões, em 2006, a Revista adotou a periodiciade quadrimestra. Em 2018 tornou-se trimestral e, em 2020, adequando-se à tendência editorial do periódicos acadêmicos da área, passou a ter publicação contínua. Atualmente a Revista está posicionada no Qualis/Peródicos da Capes como A2 e está indexada em importantes bases de dados nacionais e internacionais.