A educação online e a formação para a videodocência na cibercultura

Authors

  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16260

Abstract

O artigo aprofunda conhecimentos a respeito da formação docente para o uso de videos na educação online. Como método, tem-se a Pesquisa-formação na Cibercultura e como objetivo geral compreender com os praticantes da pesquisa a noção de autoria docente, mobilização de saberes para a produção de conteudos educacionais para a educação online e compartilhamento em rede de produções audiovisuais. A pesquisa acontece em ambiências formativas da disciplina Tecnologias e Educação, da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde propomos um desenho didático voltado para a produção de cibervídeos como hipervídeo, microvídeo, videoaula, videoconferência, vídeo instantâneo, vídeo volátil e webinar.  Como resultado da pesquisa emergiu a noção subsunçora “Formação para a videodocência na cibercultura”, a partir de uma triangulação entre as questões norteadoras, as narrativas emergentes do campo e o referencial bibliográfico que ampara a dialogia entre práticateoriaprática.

Author Biography

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pela UERJ, possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) -2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ), do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ) e do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Online.

Published

2019-05-28