A educação online e a formação para a videodocência na cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16260Abstract
O artigo aprofunda conhecimentos a respeito da formação docente para o uso de videos na educação online. Como método, tem-se a Pesquisa-formação na Cibercultura e como objetivo geral compreender com os praticantes da pesquisa a noção de autoria docente, mobilização de saberes para a produção de conteudos educacionais para a educação online e compartilhamento em rede de produções audiovisuais. A pesquisa acontece em ambiências formativas da disciplina Tecnologias e Educação, da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde propomos um desenho didático voltado para a produção de cibervídeos como hipervídeo, microvídeo, videoaula, videoconferência, vídeo instantâneo, vídeo volátil e webinar. Como resultado da pesquisa emergiu a noção subsunçora “Formação para a videodocência na cibercultura”, a partir de uma triangulação entre as questões norteadoras, as narrativas emergentes do campo e o referencial bibliográfico que ampara a dialogia entre práticateoriaprática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.