Experiências de vida e formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo: pistas e indícios nos Cadernos da Realidade

Authors

  • Miriã Lúcia Luiz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alessandro da Silva Guimarães Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janinha Gerke de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.03

Abstract

O artigo analisa registros do Caderno da Realidade de estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) em busca de pistas e indícios das experiências de vida e formação por eles expressas. Fundamenta-se no conceito de experiência (Erfahrung) em Walter Benjamin (2016) e também na noção de autoconhecimento e auto-formação (JOSSO, 2004). Ao rastrear vestígios (GINZBURG, 2002, 2007) dos percursos de vida e de formação dos sujeitos evidenciados em suas falas/escritas, oportunizados pela Pedagogia da Alternância, o estudo aponta essas experiências como um terreno fértil para pensar as possibilidades formativas que inter-relacionam diferentes vivências em espaços que passam a ser vividos-pensados-sentidos como espaços formativos em interlocução.

Author Biographies

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE) e coordenadora do Grupo de pesquisa: Intercâmbio de experiências entre História e Educação Físicas em escolas públicas do Espírito Santo. É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Alessandro da Silva Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado (2005) e licenciatura plena (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação, ambos pelo PPGE/UFES. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo.

Janinha Gerke de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunto-A da Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação, Política e Sociedade, Licenciatura em Educação do Campo.  Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo com pesquisas na linha de Cultura, Currículo e Formação de Educadores.  É Membro do Grupo de Investigação Internacional do Sistema Dual-Alternância, coordenado pela professora Drª Claúdia Gagnon, Universidade de Sherbrooke, Canadá e do grupo de Pesquisa CNPq Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Autora dos livros: "Formação e Profissão Docente do Campo"; "Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo".

Published

2021-03-12

Issue

Section

Articles