Aprendizagem de equações de primeiro grau por alunos com deficiência intelectual: possibilidades e limites

Authors

  • Bento Selau Universidade Federal do Pampa
  • Katiúscia Texeira Dias Ortiz Prefeitura municipal de Santa Vitória do Palmar
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.48

Abstract

Pesquisa que teve como objetivo analisar as possibilidades e os limites na aprendizagem de equações de primeiro grau, pelos alunos com deficiência intelectual, na sala de aula regular. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa-intervenção, cujo plano de ação foi guiado por uma revisão sobre o ciclo de aprendizagem expansiva. O foco dos encontros centrou-se na organização social da atividade colaborativa. A fim de avaliar a intervenção implementada, utilizaram-se os seguintes instrumentos para coleta de dados: observação e análise documental. A análise textual discursiva resultou na categoria “O processo de aprendizagem de equações de primeiro grau”. Os achados evidenciaram que os discentes com deficiência intelectual que participaram do estudo se aproximaram dos conceitos de equações de primeiro grau, considerando as interações com professor e colegas. Em relação aos limites no processo de aprendizagem, observou-se que o trabalho colaborativo entre os estudantes, por si só, sem as intervenções docentes, não foi suficiente para aquele aprendizado. 

Author Biographies

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pampa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – PQ 2 – Educação

Katiúscia Texeira Dias Ortiz, Prefeitura municipal de Santa Vitória do Palmar

Mestrado em educação, Universidade Federal do Pampa. Professora pela Prefeitura municipal de Santa Vitória do Palmar, Centro de referência em atendimento educacional especializado Albanir Lourenciano Garres

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEMAT – Universidade Federal de Pelotas

Published

2020-12-20

Issue

Section

Articles