Aprendizagem de equações de primeiro grau por alunos com deficiência intelectual: possibilidades e limites
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.48Abstract
Pesquisa que teve como objetivo analisar as possibilidades e os limites na aprendizagem de equações de primeiro grau, pelos alunos com deficiência intelectual, na sala de aula regular. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa-intervenção, cujo plano de ação foi guiado por uma revisão sobre o ciclo de aprendizagem expansiva. O foco dos encontros centrou-se na organização social da atividade colaborativa. A fim de avaliar a intervenção implementada, utilizaram-se os seguintes instrumentos para coleta de dados: observação e análise documental. A análise textual discursiva resultou na categoria “O processo de aprendizagem de equações de primeiro grau”. Os achados evidenciaram que os discentes com deficiência intelectual que participaram do estudo se aproximaram dos conceitos de equações de primeiro grau, considerando as interações com professor e colegas. Em relação aos limites no processo de aprendizagem, observou-se que o trabalho colaborativo entre os estudantes, por si só, sem as intervenções docentes, não foi suficiente para aquele aprendizado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.