Ensinar geografia é ensinar a ver? Notas de um exercício com imagens em livros didáticos

Authors

  • Ana Paula Nunes Chaves Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.47

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de imagens de uma coleção de livros didáticos correspondente a componente curricular Geografia. A obra escolhida foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático-2020, e os quatro volumes investigados são destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Partimos das reflexões de Nicholas Mirzoeff, Inés Dussel e Verónica Hollman acerca da cultura visual para problematizar o papel educativo das imagens na formação de imaginários geográficos. Para tanto, selecionamos dois exemplos de imagens contidas nos livros, uma associada à crise de refugiados e, a outra, à população indígena brasileira. A análise das imagens colocou em evidência o jogo entre o visível e suas ausências, como parte de uma trama política de visibilidade criadora de significados. Destacamos os diferentes modos de subjetivação em vigor nas imagens e contestamos o estatuto do visível ao colocar em dúvida seus registros de verdade e legitimidade.

Author Biography

Ana Paula Nunes Chaves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do grupo Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens e da Rede Internacional de Pesquisas em Imagens, Geografias e Educação.

Published

2020-12-20

Issue

Section

Articles