Mestrado profissional brasileiro: em busca da institucionalização plena

Authors

  • João Pedro Aparecido Vicente Universidade de Uberaba.
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.46

Abstract

Neste texto, derivado de pesquisa bibliográfica e documental, com suporte teórico em representantes contemporâneos da Teoria das Instituições, busca-se retratar o processo de institucionalização do mestrado profissional brasileiro a partir de três marcos capitais no histórico do objeto: a regulamentação geral da pós-graduação, em 1965; a normatização específica para a modalidade profissional, em 1998; e a expansão numérica, com ampliação dos objetivos iniciais, consubstanciada na forma de cursos em rede nacional, a partir de 2011. Propõe-se que a resistência à modalidade profissional de pós-graduação stricto sensu não foi vencida, até o fim dos anos 2010, pelos mestrados profissionais isoladamente, tendo sido conveniente e necessária, a fim de que se atinja a legitimação plena desses cursos, a criação dos doutorados profissionais.

Author Biographies

João Pedro Aparecido Vicente, Universidade de Uberaba.

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, contou com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba.

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Published

2020-12-20

Issue

Section

Articles