Do universal ao singular: algumas questões candentes no debate recente sobre gestão (democrática) da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.43Abstract
O artigo tem por objetivo analisar o debate carreado por produções científicas brasileiras da área da Educação, constantes no Portal Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações, acerca da gestão no campo das políticas educacionais, no período de 2015 a 2018. Com base no exame das produções sobre gestão democrática, sublinha como questões candentes a ênfase na dimensão técnica, nos limites e problemas e nas possibilidades. Destaca a dinâmica do capital, ainda mais recrudescida pela onda neoconservadora corrente desde os anos 1990, que tem dado lugar a medidas, como a introdução de mecanismos de accountability associados a processos de regulação da educação por resultados. Embora reconheça a democratização como um processo, ressalta a influência da lógica neoliberal de modo a esvaziar o sentido político e a estreitar o espaço da democracia na sociedade capitalista.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.