As ações dos alunos no ciberespaço: reflexões a partir do projeto “crimes virtuais”
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.41Abstract
O presente artigo tem origem no processo investigativo de mestrado, intitulado: “Falando a gente encontra a solução: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto crimes virtuais”. O projeto escolar crimes virtuais foi realizado com seis turmas do fundamental da Rede de Florianópolis e teve o intuito de abordar esta temática. Com o propósito de investigar as percepções dos alunos com relação ao projeto escolar, nos apoiamos no escopo teórico da Teoria Ator-Rede, para analisarmos os conceitos de ciberespaço, redes sociais digitais e crimes virtuais. Assim, a investigação se caracteriza como um estudo de caso, de cunho quanti/quali que por meio da técnica de coleta grupo focal revelou categorias desafiadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais e hábitos. Identificamos e analisamos os perigos e riscos que estes indivíduos estão expostos e como o projeto escolar foi o mediador responsável por mudanças positivas nas ações dos pesquisados.
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