Pesquisas sobre o Ensino Religioso na Escola Pública brasileira: visões em disputa
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.37Abstract
Na história do Brasil, o Ensino Religioso protagonizou as disputas político-ideológicas entre Estado e Igreja acerca do princípio da laicidade que permearam a maioria das Cartas Magnas do país. Nesse sentido, este estudo, que tem como viés o exame bibliográfico, objetivou apresentar o Estado da Questão dos trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil (artigos científicos, dissertações e teses) sobre o Ensino Religioso na escola pública brasileira. Tendo em vista a compreensão das temáticas abordadas, buscamos identificar onde, como e quando estes trabalhos foram produzidos. Os resultados indicam um crescente interesse sobre o tema pelos pesquisadores, todavia em posicionamentos divergentes no que diz respeito à permanência ou não desta disciplina no currículo escolar, ensejando no espaço acadêmico um campo ainda bastante tenso de visões que demarcam as disputas de território desta disciplina no currículo da educação brasileira.
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