As estratégias dos egressos do Prouni em relação aos seus pais: o ensino superior como um momento de ruptura familiar

Authors

  • Ruy de Deus e Mello Neto Universidade de São Paulo/Bolsista de Pós-doutorado

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.34

Abstract

Este artigo objetiva discutir as estratégias adotadas pelos egressos do ProUni ao vivenciar conflito geracional com seus pais em decorrência do inédito acesso ao ensino superior. Para tanto, tendo como aporte teórico a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu, analisou-se, em profundidade, 22 entrevistas realizadas com egressos do ProUni com bolsa integral no estado de Pernambuco. Os resultados apontam que (1) os entrevistados percebem sua trajetória relacionada a um histórico de desvantagem social que, por mérito próprio, rompeu com um provável insucesso escolar, sendo o ProUni apenas uma oportunidade externa de ruptura. Aponta--se também que (2), diante da incompatibilidade entre o mundo profissional e o de seus pais, eles adotam a estratégia de não conflito, adequando suas práticas e costumes às regras de cada espaço social, incluindo permitir aos pais a manutenção do papel de dominantes nas relações familiares.

Author Biography

Ruy de Deus e Mello Neto, Universidade de São Paulo/Bolsista de Pós-doutorado

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo, tendo participado de período de estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge,MA/EUA). Foi bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES na Fundação Joaquim Nabuco. Foi Bolsista de Pós-doutorado (Estágio em Pesquisa no Exterior) pela Fapesp, atuando como visiting scholar na Harvard Graduate School of Education. (Cambridge,MA/EUA). É bolsista de pós-doutorado Fapesp na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Published

2020-10-23

Issue

Section

Articles