Visão de professores de Libras de instituições de ensino superior acerca do trabalho pedagógico e da ação docente nesta disciplina
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19470Abstract
Esse trabalho objetiva analisar a visão de um grupo de docentes da disciplina de Língua Brasileira de Sinais quanto aos objetivos, conteúdos, metodologia e referenciais teóricos contemplados em Ementas e Planos de Ensino (PE) ofertados nos cursos de licenciatura e bacharelado em Pedagogia, em Instituições de Educação Superior do Oeste do Paraná. Para a coleta do material, adotam-se técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e de campo e entrevista semiestruturada, aplicada a nove docentes de Libras de seis diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa-se qualitativamente esse material sob a concepção de Libras como direito linguístico dos surdos. O discurso dos docentes participantes revela que a inserção da Libras no Ensino Superior (ES) toma como centralidade o professor e o estudante surdo bilíngue. Em decorrência disso, atenta-se para (re) pensar o lugar adjudicado à Libras na Educação Superior e seu papel na formação de professores e pedagogos, o que potencializa novas formas de condução da educação dos surdos brasileiros.
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