Do (re)conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves-Pará

Authors

  • Huber Kline Guedes Lobato Universidade Federal do Pará
  • José Anchieta de Oliveira Bentes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19399

Abstract

A luta da comunidade surda do município de Breves-Pará pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por uma política linguística bilíngue é marcada por ações do movimento social surdo contra a colonialidade linguística. Contra essa colonialidade há a resistência da comunidade surda. Neste estudo objetiva-se analisar o processo histórico de reconhecimento da Libras à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves. A pesquisa foi efetivada por meio de estudo documental, pesquisa bibliográfica e análise de narrativas de vida. Para isso, cinco professores/as – quatro do gênero feminino e um do masculino – do movimento de educação especial e de surdos de Breves foram entrevistados. Os resultados indicam que as políticas linguísticas municipais, assim como as nacionais, são pautadas pelo controle da educação inclusiva, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em detrimento dos discursos reivindicatórios de reconhecimento político e social da Libras.

Author Biographies

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Professor Assistente do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará, do Curso de Letras Libras. Especialista em Educação Especial (FAEM/2010). Licenciado em Pedagogia (UFPA/2006). Tem experiência na área da educação com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. E-mail: huberkline@ufpa.br

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). É professor adjunto da Universidade do Estado do Pará e atua no Curso de Letras Libras e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). E-mail anchieta2005@yahoo.com.br

Published

2020-09-21

Issue

Section

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas