Do (re)conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves-Pará
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19399Abstract
A luta da comunidade surda do município de Breves-Pará pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por uma política linguística bilíngue é marcada por ações do movimento social surdo contra a colonialidade linguística. Contra essa colonialidade há a resistência da comunidade surda. Neste estudo objetiva-se analisar o processo histórico de reconhecimento da Libras à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves. A pesquisa foi efetivada por meio de estudo documental, pesquisa bibliográfica e análise de narrativas de vida. Para isso, cinco professores/as – quatro do gênero feminino e um do masculino – do movimento de educação especial e de surdos de Breves foram entrevistados. Os resultados indicam que as políticas linguísticas municipais, assim como as nacionais, são pautadas pelo controle da educação inclusiva, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em detrimento dos discursos reivindicatórios de reconhecimento político e social da Libras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.