Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES)

Authors

  • Fábio Lopes Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudia Barcelos de Moura Abreu Universidade Federal de São Paulo
  • Adrian Alvarez Estrada Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Valdecir Soligo Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.20452

Abstract

O prof. Ângelo Ricardo de Souza, Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Educação junto à CAPES e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, faz um balanço, bem como apresenta os principais desafios que a Área da Educação precisará enfrentar nas próximas avaliações. Desse modo, o percurso acadêmico do entrevistado, questões sobre as mudanças paradigmáticas que estão ocorrendo na avaliação da Pós-Graduação no país, autoavaliação, internacionalização, Qualis/CAPES, fator de impacto, entre outros assuntos são discutidos ao longo do texto.

Author Biographies

Fábio Lopes Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Claudia Barcelos de Moura Abreu, Universidade Federal de São Paulo

Docente do departamento de Educação e do PPG em Educação da Unifesp. Doutora em Educação pela PUC/SP. Atua na área de Educação e Trabalhos,? Juventude e Educação de jovens e adultos.

Adrian Alvarez Estrada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Valdecir Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Published

2020-09-21

Issue

Section

Interviews