Jornadas de envolvimento parental em creche – um estudo longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18710Abstract
Resumo
Esta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas - especificamente na Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO & FORMOSINHO, 2013, FORMOSINHO, 2016); foca o envolvimento das familias no cotidiano educativo de creche e a sua importância para o bem-estar e aprendizagem das crianças. O estudo apresenta três jornadas de envolvimento parental no cotidiano educativo em creche ao longo de três anos letivos num centro de educação de infância de Lisboa. A metodologia desta investigação qualitativa desenvolve-se através de um estudo de caso praxeológico (FORMOSINHO & OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2012) de natureza longitudinal. A ética do estudo é enquadrada pelas normas da EECERA European Early Childhood Education Research Association. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão da importância que o envolvimento das famílias no cotidiano das aprendizagens das crianças tem para a construção da qualidade dos contextos de creche (PASSOS, 2017).
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.