Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca

Authors

  • Lenira Haddad Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18714

Abstract

O artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que investigou as compreensões da prática pedagógica de educação infantil com a utilização do método Sophos (Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem), que combina exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas e sua discussão em grupos focais. Nesse estudo dois filmes de 30 minutos cada do cotidiano da prática pedagógica de instituições de educação infantil no Brasil e Dinamarca foram produzidos e exibidos para 9 grupos focais de diferentes perfis. As discussões foram filmadas, transcritas e analisadas. A pesquisa gerou um número significativo de opiniões, crenças e lógicas de práticas pedagógicas da educação infantil. Será alvo desse artigo as narrativas pertinentes ao ambiente que caracteriza o centro infantil de idades integradas dinamarquês que agrupa crianças de creche e jardim de infância e se apresenta de forma bastante distinta do que se atribui a uma escola.

 

Author Biography

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997)

Professora associada da Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Published

2020-09-21

Issue

Section

Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche