Desvendando as pedagogias da creche: o que são práticas pedagógicas transmissivas em um berçário?

Authors

  • Andréa Costa Garcia CEI - Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Mônica Appezzato Pinazza FE - USP
  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18702

Abstract

Este artigo destaca a discussão presente no campo da educação infantil, em que se contrapõem, essencialmente, duas formas de pensar e fazer pedagogia, representadas, pelas perspectivas transmissivas e participativas (Oliveira-Formosinho). Se no contexto de educação de crianças maiores, os contrapontos entre os modos pedagógicos de transmissão e de participação ficam mais evidentes no cotidiano da educação infantil, no caso do berçário o mesmo não acontece. O estudo de caso realizado em uma turma de berçário de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de São Paulo, traz episódios do cotidiano, registrados em relatos escritos, vídeos e fotografias, com destaque às situações de relação de bebês e professoras. O que se pode considerar como posturas transmissivas na interação adulto-bebê? Como essas posturas revelam-se nas realizações dos bebês? Os registros das interações professoras-bebês fornecem indícios de processos educativos transmissivos revelados em diferentes práticas.

 

Author Biographies

Andréa Costa Garcia, CEI - Prefeitura Municipal de São Paulo

Mestra em Educaçao FE-USPSupervisora Escolar da Rede Municipal de São Paulo

Mônica Appezzato Pinazza, FE - USP

Doutora e Professora Livre docente de Faculdade de Educação da USP

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

Professora Titular de Educaçao infantil

Professora do PPGEDU- UFRGS

Published

2020-09-21

Issue

Section

Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche