A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18861Abstract
Resumo: Objetiva-se mostrar que a reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017) articula-se ao movimento de legitimação da ordem burguesa em sua versão neoliberal. O movimento metodológico consistiu na análise da documentação legal que a instituiu, tendo como mediação a interlocução com obras voltadas à discussão do Ensino Médio. Destaca-se que ela foi desencadeada sem um amplo debate com a sociedade civil e expressa seu caráter regressivo por demarcar um projeto de formação estruturado pela sonegação de conhecimentos e pelo empobrecimento das práticas formativas. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio articula-se ao movimento objetivando assegurar no plano econômico e político uma readequação do Estado na perspectiva de atender aos interesses do grande capital. Seu intuito de valorizar a formação escolar na perspectiva de formar sujeitos produtivos, sujeitos econômicos, é uma clara expressão da subsunção da política educacional aos ditames da hegemonia neoliberal.
Palavras-chave: Ensino Médio; Neoliberalismo; Reforma da Educação
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