A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal

Authors

  • Ramon de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18861

Abstract

Resumo: Objetiva-se mostrar que a reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017) articula-se ao movimento de legitimação da ordem burguesa em sua versão neoliberal. O movimento metodológico consistiu na análise da documentação legal que a instituiu, tendo como mediação a interlocução com obras voltadas à discussão do Ensino Médio. Destaca-se que ela foi desencadeada sem um amplo debate com a sociedade civil e expressa seu caráter regressivo por demarcar um projeto de formação estruturado pela sonegação de conhecimentos e pelo empobrecimento das práticas formativas. Conclui-se que a reforma do Ensino Médio articula-se ao movimento objetivando assegurar no plano econômico e político uma readequação do Estado na perspectiva de atender aos interesses do grande capital. Seu intuito de valorizar a formação escolar na perspectiva de formar sujeitos produtivos, sujeitos econômicos, é uma clara expressão da subsunção da política educacional aos ditames da hegemonia neoliberal.

Palavras-chave: Ensino Médio; Neoliberalismo; Reforma da Educação

 

Author Biography

Ramon de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Educaçâo. Professor do Program de Pós-Graduação em Educação - UFPE

Published

2020-09-21

Issue

Section

Articles