Educação Superior no âmbito do BRICS: Aspiração à Excelência?

Authors

  • Lara Carlette Thiengo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16953

Abstract

Neste artigo, que é parte de tese de doutorado, analisam-se a organização e as proposições do BRICS, grupo de países formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, no que tange à construção de Iniciativas de Excelência no âmbito da educação superior, tendo como enfoque a criação da BRICS Network University (BRICS NU), lançada em 2015. Para isso, em termos metodológicos, foram utilizados o levantamento bibliográfico e de dados e análise documental. Desse modo, partiu-se da hipótese de que a disseminação de Iniciativas com este objetivo no âmbito dos países, grupos e blocos indica que vem sendo produzido um consenso acerca de um modelo de excelência acadêmica e científica, traduzido pela concepção de Universidade de Classe Mundial (UCM). A NU BRICS expressa, pois, o mais significativo ‘avanço’ deste Grupo no ‘mercado’ internacional da educação superior.

Author Biographies

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq Nível 1B.

Published

2019-08-05