A extensão da unidocência no ensino primário em Angola: implicações para a qualidade de ensino

Authors

  • António Luis Julião Universidade Katyavala Bwila, Angola-Benguela

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.18413

Abstract

O presente artigo objectiva apresentar uma reflexão crítica em torno da implicação da unidocência na qualidade educativa, enfocando as racionalidades que estiveram subjacentes na sua concepção e implementação, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre o impacto desse sistema controverso. A educação em Angola, que trouxe significativas mudanças no trabalho docente, tem atravessado momentos pautados por avanços e retro¬cessos de política educativa, que condicionam sua evolução positiva e sua afirmação no cenário internacional e até mesmo regional. Nesse contexto, adopta-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e Socio-critica de pesquisa. Para a obtenção dos dados privilegiámos a recolha bibliográfica e a análise documental. Do ponto de vista de um olhar às várias evidências que desfilam no corpo do texto, os dados apontam que, a extensão do regime da unidocência, que pretendida eficaz por impulso regulatório ainda oferece pouca qualidade à educação, por um lado, porque impõe exigências curriculares a um professor formado monoliticamente por especialidade, por outro porque a sua implementação antecipou-se à resolução de muitos problemas ligados à gestão (formação séria do corpo docente e criação de infra-estruturas).

Author Biography

António Luis Julião, Universidade Katyavala Bwila, Angola-Benguela

Departamento de Ciências da Educação

Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa

Docente

Published

2019-07-13