Sulear as práticas: uma direção a partir do parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16511Abstract
O texto integra estudos bibliográficos que vêm sendo realizados com o objetivo de aproximar o pensamento de Paulo Freire com outros autores e autoras, tendo em vista a recriação de seu pensamento diante dos desafios da contemporaneidade. Faz parte da produção oriunda de um percurso de investigação continuada, em momentos distintos e complementares, no que se refere à aproximação do pensamento do autor com outras referências no campo da Pedagogia crítica. O parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos é argumentado em função de suas convergências e complementaridades, apresentando, neste trabalho, conceitos que expressam proximidades entre os autores no que se refere à direção e ao sentido contra-hegemônico do pensamento de ambos. Sulear as práticas é uma expressão que resulta do estudo realizado, sugerida como orientação para fundamentar a formação de educadores e educadoras na perspectiva da constituição de práticas educativas emancipatórias.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.