A educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiro.

Authors

  • Bruno de Souza Lessa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Clara Aparecida Alves de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.15558

Abstract

Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas.

Author Biographies

Bruno de Souza Lessa, Universidade Federal do Ceará

Sou historiador e mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Tenho interesse nas áreas de Economia Solidária, empreendedorismo social e inovação social. Possuo fluente domínio do inglês e trabalho com educação nos mais diversos níveis há doze anos.

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicitária. Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC - UFC). Aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS).

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Published

2019-05-24

Issue

Section

Articles