Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro

Authors

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Vânia Lisa Fischer Cossetin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.15926

Abstract

O presente artigo examina a Medida Provisória 746/2016, convertida na Lei 13.415, situando-a no debate sobre as finalidades e o formato do “novo” Ensino Médio brasileiro. Seu intuito é apresentar os principais desdobramentos da reforma e problematizar ao menos três de seus mais notáveis abusos: i) o de tornar a escola servil aos organismos internacionais e às demandas do mercado financeiro; ii) o de colocar em risco o princípio democrático e universal da educação republicana; iii) o de autorizar os adultos a se eximirem da formação das novas gerações, transferindo tal responsabilidade para as próprias crianças e jovens. O suposto é de que os alunos terão plenas condições emocionais e intelectuais para isso. Contudo, crianças e jovens estão sendo constrangidos a tomar decisões prematuramente. Em síntese, oficialmente desamparados, tornados órfãos por decisão estatal e com amparo legal.

Author Biographies

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Vânia Lisa Fischer Cossetin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutora e Mestre em Filosofia (Pucrs), Graduada em Filosofia e Artes (Unijuí), Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí.

Published

2019-05-24

Issue

Section

Articles