The promises of student talk: The Harvard public issues series and stuttering pedagogies

Authors

  • Nancy Lesko Columbia University

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16777

Abstract

A ampliação das conversas estudantis nas escolas foi uma das múltiplas reformas dos anos 1960-1970 que se contrapunham à passividade e a falta de atenção nas escolas dos Estados Unidos. A série de questões públicas de Harvard (Oliver e Shaver, 1966) foi um currículo de “novos estudos sociais” que promoveu explicitamente a discussão em sala de aula. Por meio de uma análise detalhada desse currículo, examinarei a conversa estudantil como uma prática pedagógica desejada. Pretendo historicizar o foco dos educadores na conversa em sala de aula e utilizar críticas feministas e pós-coloniais dos supostos efeitos universais do diálogo entre os estudantes (por exemplo, Boler, 2006). Os materiais a serem examinados incluem os materiais curriculares de Questões Públicas e manuais de professores, bolsas secundárias do Harvard Public Issues Project (por exemplo, Bohan e Feinberg, s/d), discussões em sala de aula e minhas próprias lembranças de ensinar novos estudos sociais como professores iniciantes.

Palavras-chave: conversa de estudante, novo currículo de estudos sociais, objetos pedagógicos do desejo.

Author Biography

Nancy Lesko, Columbia University

Possui graduação em School of Foreign Service pela Georgetown University (1970) e doutorado em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin – Madison (1983). Atualmente é Professor da Teachers College, Columbia University. Tem experiência na área de Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3589005951068027

Downloads

Published

2019-03-12

Issue

Section

Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização