Collaborative practices: The role of the other in teacher education

Authors

  • Daniela Dias dos Anjos Universidade São Francisco
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14052

Abstract

This text is part of a research project developed through the Observatory Education Program, which focuses on practices for the teaching of mathematics and teacher education. The project’s team is composed of six public-school literacy teachers, four post-graduate students, and four professors. The group activities consist of studies, selection of tasks for the classroom, recording of practices, and production of narratives shared in monthly group meetings. Relying on the historical-cultural perspective, we had considered the narrative of a teacher and what she shared in the group, analyzing ways of producing knowledge in practices of the teaching of mathematics and learning. The results point to evidence of teacher learning in this movement between collective and singular; the teacher appropriates mathematical concepts and (re)signifies them, constructing new ways of teaching and recording her experiences in the classroom.

Keywords: collaborative practices, teacher education, mathematics’ literacy.

Author Biographies

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Francisco

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente e GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática).


Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. É membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USF e editora da Revista Horizontes. É pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2. É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM)

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Atualmente coordena o Projeto de Investigação "A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas", financiado pelo CNPq. Tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: condições e possibilidades para a formação do aluno com ou sem deficiência, relações de ensino, formação docente, educação inclusiva, perspectiva histórico-cultural. Desde 2015 atua como docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, na linha Educação, Linguagens e Processos Interativos.

Published

2018-05-23

Issue

Section

Articles