School context and quality education senses for high school

Authors

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Marcia Betania de Oliveira UERN

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.8328

Abstract

This article brings some results of a research realized with teachers of two secondary schools in the state of Ceará, which joined the Secondary School Program Innovator (Proemi) on the meanings attributed to quality education. In the methodology, we discussed the speeches of teachers around the senses of quality in relation to the activities performed in Proemi. We used the cycle of Ball and Bowe policies as a theoretical operator aiming at breaking the dichotomic polarization between policy and practice. We believe that the senses of quality are resignified from the school culture, having different meanings in each reality, as they are the result of conflicts and disputes involving multiple interests of the school. That way, the resignifications made in schools differ according to the degree of recognition, with the credibility of the institution, its history and its relationship with the school community and the directive bodies.

Keywords: senses of quality, policy translations, practice context.

Author Biographies

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007) com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto do Curso de Pedagogia e do recente Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Coordena também o projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) na UERN.

Marcia Betania de Oliveira, UERN

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação, Mossoró-RN. Aluna do Doutorado em Educação, com ingresso em 2013.1, vinculada ao Grupo de Pesquisa Politicas de currículo e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, por meio do DINTER UERJ/UERN, sob a orientação de Alice Casimiro Lopes. Participa, atualmente, do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008/2010). Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (1991-1996) , e Especialização em Educação , com Área Temática em Alfabetização, nesta mesma IES (1996 a 1999 ). É coordenadora do Grupo de Estudo Contexto e Educação. Atuou no período de outubro de 2009 a março de 2013 como Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UERN, no Setor de Cursos de Graduação, na leitura e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Processos de alfabetização e em Formação Docente, discutindo sobre políticas de currículo, saberes docentes, práticas pedagógicas e o processo de profissionalização do magistério.

Published

2015-12-04