Shadow Education: Discussing a new educational problem in today’s world

Authors

  • Nadia Studzinski Estima de Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aluna de mestrado.
  • Max Ronaldo da Silva PUCRS. Aluno de mestrado.
  • Marta Luz Sisson de Castro PUCRS. Professora.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.3977

Abstract

Esta proposta de resenha objetva refletir sobre o livro produzido por Mark Bray, "Confrontando o sistema educacional da sombra: quais políticas governamentais para qual tutoria privada?", no qual acontece o debate sobre o sistema educacional "da sombra". Tema introduzido, de forma inédita,  pelo autor, nas discussões sobre educação. Consequentemente, começa a ganhar visibilidade e tornar-se importante exatamente pelo motivo do sistema se desenvolver na sombra do sistema formal e não receber a devida atenção, precisando, segundo Bray, receber mais atenção por parte de planejadores e formuladores de políticas educacionais, pois ele tem grandes implicações sociais, econômicas e educacionais até então não debatidas pelos estudiosos da área.

Author Biographies

Nadia Studzinski Estima de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aluna de mestrado.

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestranda em Educação, na PUCRS, na linha de pesquisa Formação, Política e Prática em Educação.

Marta Luz Sisson de Castro, PUCRS. Professora.

Possui graduação em Filosofia Pura - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) , graduação em Jornalismo - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) , mestrado em Human Development pela University of Maryland (1976) , doutorado em System Development and Adaptation pela Boston University (1987) e pós-doutorado pela Indiana University (1989) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Published

2013-08-23

Issue

Section

Book reviews