Pressupostos éticos e políticos para uma educação básica antirracista
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.18Abstract
Este artigo busca ressaltar a importância do estudo das relações étnico-raciais nas instituições escolares e da reflexão em torno dos altos índices de racismo na sociedade em geral. O tema é crucial na medida em que a educação básica ocorre em um período particularmente especial da vida, no qual crianças e adolescentes estão construindo suas subjetividades e internalizando critérios éticos e padrões de comportamento. Trata-se de uma revisão de literatura sobre a origem e a reprodução cotidiana do preconceito racial e do racismo e, em contrapartida, uma abordagem dos pressupostos éticos e políticos que podem embasar processos de educação antirracista nos diversos níveis e espaços da educação formal, não formal e informal. Resulta daí o desafio de construir uma opção de(s)colonial (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005) com novas bases linguísticas (RIBEIRO, 2019) e novas pedagogias antirracistas (GOMES, 2019) na perspectiva da liberdade, da esperança, do respeito à diversidade, da autonomia e da humanização (FREIRE, 2002).
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