Pedagogia Caruana e decolonialidade do saber na Amazônia marajoara
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.19Keywords:
Caruana Pedagogy, Marajoara AmazonAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a Pedagogia Caruana como um conceito que define uma modalidade de prática educativa, fundamentada no processo de decolonização epistemológica e de (re)educação sobre a instituição escolar, um espaço fértil para a construção do conhecimento e de práticas pedagógicas que, mais do que disputarem o currículo, como diz Arroyo (2023), também disputam o pensar a Escola a partir de racionalidades diferenciadas, cujas estruturas e ordenamentos são objetos de contradições. Como resultados, é fato que existem projetos educativos em disputa na Floresta-Escola Marajoara: de um lado, o currículo padrão, estruturado por ordenamentos federais, estaduais e municipais que baseiam a proposta pedagógica da instituição; e de outro o currículo da Floresta-Escola, embasado na cosmovisão da Pedagogia Caruana, baseada nos saberes ancestrais dos povos das florestas da Amazônia Marajoara que resistem na cotidianidade da escola enquanto prática de resistência.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.