Esquemas profissionais mobilizados por professoras alfabetizadoras quanto à avaliação da produção de texto: o que dizem as pesquisas?
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.21Abstract
Este estudo teve por objetivo identificar as produções acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações de 2016 a 2019, Banco de Teses Francêse eventos; CONBALF de 2013 a 2019 e ANPED de 2011 a 2019, que trazem como focoos esquemas profissionais (Goigoux, 1966) no contexto da avaliação da produção de texto. Trata-sede uma pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), com abordagem qualitativa e quantitativa, e que se utiliza dos preceitos da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (2009). Os resultados apontaram para uma extensa quantidade de trabalhos voltados para a temática da produção de texto, entretanto nenhum que tratem especificamente dos esquemas que os professores mobilizam quanto à prática de avaliação da produção de texto nos anos iniciais. Os esquemas profissionais são importantes na compreensão de como os professores podem promover ajustes necessários e adequados à diversidade da turma e heterogeneidade de aprendizagem quanto à produção de textos na alfabetização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.