Esquemas profissionais mobilizados por professoras alfabetizadoras quanto à avaliação da produção de texto: o que dizem as pesquisas?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.21

Abstract

Este estudo teve por objetivo identificar as produções acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações de 2016 a 2019, Banco de Teses Francêse eventos; CONBALF de 2013 a 2019 e ANPED de 2011 a 2019, que trazem como focoos esquemas profissionais (Goigoux, 1966) no contexto da avaliação da produção de texto. Trata-sede uma pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), com abordagem qualitativa e quantitativa, e que se utiliza dos preceitos da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (2009). Os resultados apontaram para uma extensa quantidade de trabalhos voltados para a temática da produção de texto, entretanto nenhum que tratem especificamente dos esquemas que os professores mobilizam quanto à prática de avaliação da produção de texto nos anos iniciais. Os esquemas profissionais são importantes na compreensão de como os professores podem promover ajustes necessários e adequados à diversidade da turma e heterogeneidade de aprendizagem quanto à produção de textos na alfabetização.

Author Biographies

Vanessa Brandão Pereira, Universidade Federal de Pernambuco/Doutoranda

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE. Especialista em Psicopedagogia, com ênfase nas áreas Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira-ISEP. Mestre em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Atualmente é professora na rede municipal de São João- PE. Doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Pesquisa na área de alfabetização, produção textual e avaliação. Participa do grupo de pesquisa ALEP (Grupo de Pesquisas em alfabetização: Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas) cadastrado no CNPQ desde 2017. 

Magna Silva, UFPE/Professora do Ensino Superior

Professora do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutora em Educação pela UFPE e pesquisa e publica sobre temas relacionados à alfabetização, leitura, escrita, formação de professores em alfaetização, políticas públicas em alfabetização, práticas de ensino e de avaliação em liguagem nos anos iniciais e Educação Infantil, dentre outros temas correlatos. É formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE e já foi coordenadora institucional do PNDL nas áreas de alfabetização e língua Portuguesa nas ediçoes de 2016, 2017 e 2018. Participou de várias formações vinculadas ao PNAIC e atua como formadora em vários municipios e estados através de progrmas de alfabetização. Atualmente (desde 2019) atua como pro-reitora de graduação da UFPE. É líder do grupo de pesquisa ALEP (Grupo de Pesquisas em alfabetização: Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas) cadastrado no CNPQ desde 2017. 

Published

2024-11-14

Issue

Section

Articles