A educação sob a gênese da responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.04Keywords:
Educação, Responsabilidade, Ser HumanoAbstract
O artigo resulta de uma pesquisa teórico-biográfica, de natureza qualitative, cujo objetivo é de apresentar a educação como campo e arena de debates dos princípios normativos e de responsabilidade diante da relação do ser humano e a natureza. Com base no princípio da responsabilidade de Jonas (1997, 2001, 2006) e no pensamento de outros intelectuais como Georgen (2001), Hermann (2010, 2011), Esquirol (2011), Bauman (2005), dentre outros, trazemos reflexões para provocar o leitor em torno da relação ser humano-meio-ambiente. Nossa análise reflexiva oferece um panorama inicial para considerar o cenário sobre o qual emerge nossa preocupação humana e planetária, aprofundando o debate sobre a relevância da educação como gênese necessária para uma mudança de mentalidade do pensamento hegemônico que expropria e exaure da natureza toda sua riqueza instalando a miséria, a condição humana, gerando desigualdades que comprometem a dignidade e a existência humana, pondo em perigo a Terra Pátria - nosso nicho existencial. Por fim, reforçamos a necessidade da construção de uma consciência coletiva por meio da educação, reforçada nas práticas e comportamentos dos diferentes atores sociais para que o princípio da responsabilidade seja orientador e guardião da vida humana.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.