Curriculum-territory: a crossing of epidermic-teaching

Authors

  • Carolina Corrêa Rochefort Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas (CA - UFPel) https://orcid.org/0000-0001-9518-9384
  • Maria Manuela Alves Garcia Professora Colaboradora da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação em 2000 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de Pós-Doutorado em Curriculum and Instruction - University of Winsconsin Madison https://orcid.org/0000-0003-0127-4276

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.17

Keywords:

Curriculum; Teaching; Crossing

Abstract

The assay, from the point of view of Philosophy of Difference and the theorists of education and curriculum, problematize the practice of an epidermic-teaching of an artist-professor in an Art Center of a public university. Developing a thinking about an epidermic-curriculum while nomad territory and surface of crossing, it defends an epidermic-professor do tears in the curriculum and invent unpredictable and singular traces. It thematizes the curriculum while a territory which articulates grooved and smooth layers and it invites to an epidermic-crossing which movement it happens in an intermezzo location. A kind of crossing which pedagogically privileges the making, the experienced events and the creation of concepts, that are carried out through deterritorialization and reterritorialization, putting knowledge into movement, claiming desires and touching the bodies. In this process matters the crossing in the individuals and the invention of another ways of existence.

 

 

Author Biographies

Carolina Corrêa Rochefort, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas (CA - UFPel)

Doutoranda em Educação pelo PPGE - FAE - UFPel (2020), na Linha de Pesquisa “Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente”, sob orientação da professora Dra. Maria Manuela Alves Garcia. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV - IA - UFRGS (2010), sob orientação do professor Dr. Eduardo Vieira da Cunha. Especialista em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE (2008), sob orientação da professora Dra. Sandra Rey. Graduação no Curso de Artes Visuais Bacharelado em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (2005). É professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Desenho da Figura Humana e Mediação Artística: experiências poeticoeducativas. Tem experiência na área de pesquisa em Artes, atuando no grupo de pesquisa Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, em orientações e co-orientações com alunos da graduação do curso de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais assim como na coordenação do Projeto de unificado (pesquisa, extensão e ensino) Patafísica: mediação-arte-educação

Maria Manuela Alves Garcia, Professora Colaboradora da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação em 2000 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio de Pós-Doutorado em Curriculum and Instruction - University of Winsconsin Madison

Professora Titular, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando como professora colaboradora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)  dessa mesma Universidade (UFPel). Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluído no ano de 2000 sob a orientação do professor Tomaz Tadeu da Silva,  e Pós-Doutorado na Universidade de Wisconsin, Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, realizado entre 2006-2007. É pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa desde 2015.Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão no campo da formação de professores, com larga experiência na pós-graduação e como orientadora de mestrado e doutorado na área de Educação. Realiza investigações no campo da pedagogia, do currículo e da formação de professores, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e curriculares na relação com a docência e suas transformações no tempo.

Published

2022-07-24

Issue

Section

Articles