Educação Superior no âmbito do BRICS: Aspiração à Excelência?
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16953Resumo
Neste artigo, que é parte de tese de doutorado, analisam-se a organização e as proposições do BRICS, grupo de países formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, no que tange à construção de Iniciativas de Excelência no âmbito da educação superior, tendo como enfoque a criação da BRICS Network University (BRICS NU), lançada em 2015. Para isso, em termos metodológicos, foram utilizados o levantamento bibliográfico e de dados e análise documental. Desse modo, partiu-se da hipótese de que a disseminação de Iniciativas com este objetivo no âmbito dos países, grupos e blocos indica que vem sendo produzido um consenso acerca de um modelo de excelência acadêmica e científica, traduzido pela concepção de Universidade de Classe Mundial (UCM). A NU BRICS expressa, pois, o mais significativo ‘avanço’ deste Grupo no ‘mercado’ internacional da educação superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.