A extensão da unidocência no ensino primário em Angola: implicações para a qualidade de ensino
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.18413Resumo
O presente artigo objectiva apresentar uma reflexão crítica em torno da implicação da unidocência na qualidade educativa, enfocando as racionalidades que estiveram subjacentes na sua concepção e implementação, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre o impacto desse sistema controverso. A educação em Angola, que trouxe significativas mudanças no trabalho docente, tem atravessado momentos pautados por avanços e retro¬cessos de política educativa, que condicionam sua evolução positiva e sua afirmação no cenário internacional e até mesmo regional. Nesse contexto, adopta-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e Socio-critica de pesquisa. Para a obtenção dos dados privilegiámos a recolha bibliográfica e a análise documental. Do ponto de vista de um olhar às várias evidências que desfilam no corpo do texto, os dados apontam que, a extensão do regime da unidocência, que pretendida eficaz por impulso regulatório ainda oferece pouca qualidade à educação, por um lado, porque impõe exigências curriculares a um professor formado monoliticamente por especialidade, por outro porque a sua implementação antecipou-se à resolução de muitos problemas ligados à gestão (formação séria do corpo docente e criação de infra-estruturas).Downloads
Publicado
2019-07-13
Edição
Seção
Artigos
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