Invisibilidade social e leitura literária de crianças – um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e Moriconi

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Darlize Teixeira de Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liége Freitas Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16607

Resumo

O artigo objetiva analisar gestos de compreensão leitora de alunos dos anos iniciais de escola pública frente à obra “Os Invisíveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais – 2014, a qual tematiza, com qualidade estética, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa XXXXX (apoio CNPq). A análise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessão de leitura e aponta para articulações entre o tema da invisibilidade social e as vivências próprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiração tanto em discussões sobre a presença de temas difíceis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literária (Chambers, Roche e outros).

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora colaboradora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e Pesquisadora do CNPq 1-C.

Darlize Teixeira de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA.  Professora do Curso de Pedagogia da ULBRA e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-RS.

Liége Freitas Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Jornalista, mestre em Educação pela ULBRA e doutoranda em Educação pela UFRGS na linha de pesquisa de Estudos Culturais em Educação. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos