Sulear as práticas: uma direção a partir do parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16511Resumo
O texto integra estudos bibliográficos que vêm sendo realizados com o objetivo de aproximar o pensamento de Paulo Freire com outros autores e autoras, tendo em vista a recriação de seu pensamento diante dos desafios da contemporaneidade. Faz parte da produção oriunda de um percurso de investigação continuada, em momentos distintos e complementares, no que se refere à aproximação do pensamento do autor com outras referências no campo da Pedagogia crítica. O parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos é argumentado em função de suas convergências e complementaridades, apresentando, neste trabalho, conceitos que expressam proximidades entre os autores no que se refere à direção e ao sentido contra-hegemônico do pensamento de ambos. Sulear as práticas é uma expressão que resulta do estudo realizado, sugerida como orientação para fundamentar a formação de educadores e educadoras na perspectiva da constituição de práticas educativas emancipatórias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.