Produzindo e Educando Mulheres no Jornal O Exemplo: entre o espaço do lar e o direito à instrução e à emancipação

Authors

  • Maria Angélica Zubaran ULBRA RS
  • Juliana Ribeiro Vargas Universidade Luterana do Brasil/ ULBRA
  • Cristina Camaratta Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.14769

Abstract

O artigo investiga as representações e as pedagogias culturais sobre mulheres veiculadas pelos articulistas do periódico de imprensa negra O Exemplo, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Trata-se de uma análise cultural, a partir de pesquisa documental nos exemplares digitais do acervo do referido periódico. Analisa-se editoriais e colunas que versavam sobre mulheres, entre a última década do século XIX e a primeira década do século XX, no período imediato ao pós-abolição. Dentre os resultados, destacamos duas possíveis direções de ensinamentos da imprensa negra, sobre mulheres, no referido periódico: uma mais tradicional, que buscava restringir a mulher ao lar, às tarefas domésticas e à educação dos filhos (as) e outra, mais progressista, em favor do direito e do acesso das mulheres à instrução e à emancipação. Essas pedagogias culturais foram disseminadas por meio de diferentes estratégias narrativas: de um lado, a linguagem do humor, em poemas que criticavam costumes considerados indesejáveis e, de outro, a linguagem de elogios e exaltação de qualidades entendidas como ideais às mulheres no contexto do pós-abolição.

 

Author Biographies

Maria Angélica Zubaran, ULBRA RS

Maria Angélica Zubaran, doutorado em História na State University of New York, Pós-doutorado no Birkbeck College da London University professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, Pesquisadora do NEABI/Ulbra

Juliana Ribeiro Vargas, Universidade Luterana do Brasil/ ULBRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

Cristina Camaratta Bahia

Possui graduação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993) e graduação em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2013). Especialização em História da África e do negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Educação pelo PPGEDU - Ulbra Canoas. Atualmente é Professora de História da Redes Estadual de Enino do Rio Grande do Sul e do Colégio Marista Graças.

Published

2019-03-12